O que é um Site Institucional e qual sua importância?
Nos dias de hoje, clientes buscam informações atualizadas antes de fazer qualquer tipo de negocio mesmo com empresas que eles já conhecem. Para uma empresa que precisa prospectar clientes e mantê-los atualizados sobre seus negócios ter um Site Institucional e saber usá-lo é mais que necessário.
Um Site Institucional no mercado atual tem grandes chances de ser o primeiro contato que possíveis clientes terão com o seu negócio. Ter um Site Institucionalsignifica não apenas ter mais um canal publicitário ou um cartão de visitas para a sua empresa, mas, mostrar aos seus clientes de uma maneira prática, eficiente e rápida as principais informações que irão convencê-lo que optar em fazer negócios com a sua empresa é a escolha certa. O Site Institucional é o rosto da sua empresa (marca) no mundo virtual, servindo como um funcionário que trabalha 24 horas por você por 365 dias ao ano, facilitando a prospecção de novos clientes e abrindo oportunidades para novos negócios.
Por ser o rosto da sua empresa (marca) no mundo digita, a elaboração do seu conteúdo junto ao layout deste site visando as primeiras impressões que a sua empresa quer passar a quem o visita, deve ser pensada cuidadosamente, pois, o investimento monetário e as horas perdidas em um empreendimento mau planejado nem sempre poderão ser recuperados.
Um bom layout para um Site Institucional deve ser limpo, isto é, sem muitas imagens ou animações que tirarão o seu foco que é buscar transmitir informações da empresa, produto ou serviço. As cores deste site devem respeitar o padrão da empresa a qual ele se destina, porém, as disponibilidades de onde estas cores serão empregadas, as imagens que farão parte deste Layout e os textos inseridos nele devem respeitar práticas e técnicas que apenas web designer e outros profissionais envolvidos e capacitados no desenvolvimento de sites conhecem.
Não podemos esquecer do crescimento dos dispositivos mobiles destes últimos anos e da previsão para os próximos anos são motivos para investirmos em sites com tecnologias atuais que possibilitam a criação de sites com Layouts Responsivos ou adaptáveis para mobiles.
Textos práticos e diretos, facilitam nas principais possíveis questões que os visitantes deste site poderão ter. Devem respeitar a língua portuguesa caso este site seja brasileiro, passando assim seriedade e segurança. Devem expor as qualidades que fazem a empresa ou o profissional dono deste Site Institucional ser melhor que seus concorrentes, porém, sem nunca deixarem de ser verdadeiras. Estes textos devem ser cativantes e fornecerem informações únicas e relevantes.
Atualmente Sites Institucionais, tem ganhado outras páginas e funcionalidades, por exemplo, ganharam uma página de notícias (blog), página de vendas onde todo o processo de compra, venda ou contratação ocorrerão (e-commerce), áreas restritas com conteúdos exclusivos, etc.. É importante destacar que investir com atualizações dos conteúdos destas páginas são essenciais para os Sites Institucionais, pois, elas são o principal motivo dos visitantes retornarem ao site.
Não existem regra ou padrão que definem como um Site Institucional devem ser, mas, a sua importância dentro de um mundo a cada dia mais conectado cresce a cada segundo, sendo assim, estar de fora da Internet em pouco tempo significará estar de fora do mundo dos negócios. Se você, sua empresa ou a instituição a qual você faz parte ainda não possui um Site Institucional está perdendo o tempo de pensar neste investimento que certamente trarão resultados a curto, a médio e a longo prazo.
Gostou das dicas?
Com essas dicas e os nossos serviços, você e sua empresa irão crescer e este é o nosso objetivo.