Os 10 Mandamentos do SEO
1º Link Build
Quanto mais melhor!
Link Build ou Construção de links, nada mais é que criação de linkagens dentro do seu site ou fora dele. Você pode criar links dentro do seu próprio site (Link Build Interno), indicando outros produtos ou serviços, envolvendo seu visitante.
Agora o mais importante para seu posicionamento no Google são os links vindos de outros sites para o seu (Link Build Externo).
Quanto mais sites apontando para o seu, melhor será sua relevância para o Google.
2º URL Amigável
Crie seu site com URL Amigável, isso ajuda a aumentar a relevância do seu site para o Google, mas o que é URL amigável?
URL é o endereço do seu site. Conforme vamos navegando em um site, clicando em produtos esta URL vai alterando. Para cada página do site existe uma URL diferente.
URL amigável é aquela URL que você e entende do que se trata a página, por exemplo: seuprodutonaweb.com.br/otimizacao-sites-seo.php, lendo esta URL você sabe que ao clicar verá algo sobre otimização de sites.
Diferente das URL não amigáveis, que não da pra ter a minima ideia do que se trata, com códigos e números.
3º Title/Meta Descriptions
Title é o título voltado para os mecanismos de busca, este não aparece no seu site, mas sim para quem encontra seu site pelo Google. Então pense em criar um texto atrativo, pois é através dele que seu cliente se conectará ou não com sua empresa.
Meta description é o resumo da sua página da forma mais sucinta possível, reforçando informações principais e palavras-chaves.
Certifique-se que seu site tenha essas Metas tags e as utilize da melhor maneira possível otimizando de maneira adequada o conteúdo do seu site.
4º Conteúdo Único
Ao criar um site pense em criar conteúdos únicos, o Google dá preferência para conteúdos originais.
Se você quer se destacar na internet e principalmente do seu concorrente, nada melhor que ter algo diferente então comece pelo conteúdo.
Não copie conteúdo da internet, isto diminuirá a relevância do seu site para o Google.
5º Imagem
Imagem é relevante para o Google?
Sim, é muito relevante,otimizar as imagens para o Google pode:
- Aumentar as chances do seu site ser encontrado, pois no Google Imagens, a quantidade de resultados exibidos na primeira página gira em torno de 30 a 40 imagens, enquanto no resultado de texto este número varia em torno de 10 resultados.
- Aumentar as chances de aparecer na primeira página do Google. Se você utiliza o Google, já deve ter percebido que para algumas buscas, as imagens são exibidas como resultado nas primeiras posições.
- Gerar mais tráfego para seu site, com a possibilidade de ganhar posições tanto no resultado de imagens quanto no de texto. Ganhar mais acessos é uma consequência positiva natural.
- Melhorar a experiência do usuário, pois torna o entendimento do conteúdo mais lúdico, promove acessibilidade quando as imagens não são carregadas o Google exibe o nome. Tornando possível que deficientes visuais saibam da imagem, através de programas.
Como otimizar as imagens?
É bem simples:
- Antes de fazer upload de uma imagem na internet ajuste o nome do arquivo para um nome que seja de fácil entendimento e traduza a imagem, por exemplo: "otimizacao-imagens-seo.jpg"
- Se você utiliza um gerenciador de site coloque legenda em todas as suas fotos, partindo do mesmo princípio anterior, de uma forma que a imagem possa ser traduzida através da legenda.
- Algumas plataformas disponibilizam o campo Alt Text, este é o fator mais importante/relevante para o Google, preencha-o com a palavra chave principal da Página.
6º Link Interno!
Primeiramente o que são Links Internos?
Links internos, como dissemos em nosso 1° mandamento SEO, são links que levam o visitante para outra página dentro do site.
Dentro de um site existem vários tipos de links, como Header, Menu, Conteúdo e Footer. Nós iremos ajudá-lo com o Link de de conteúdo.
Como já falamos para o Google o importante é relevância. Relevância de conteúdo é essencial para um bom posionamento no Google.
Juntando o 4º mandamento SEO (Conteúdo Único) com o 6º mandamento SEO (Link Interno) seu site poderá ter mais relevância para o Google.
Os links internos devem ser feitos de forma coerente e dentro de um contexto.
7º Depoimentos
Como um comentário pode aumentar a relevância do seu site para o Google?
Parece estranho, mas um bom comentário em seu site além de gerar maior credibilidade, também pode ajudar a aumentar a relevância do seu site para o Google.
Tudo quanto é conteúdo na internet são indexados pelos robos do Google, então se em seu site existirem depoimentos de qualidade relacionado á sua principal Palavra Chave, isto mostra ao Google que seu site está engajando pessoas.
Com isso seu site ganha mais uns pontinhos para o Google e pode ter alguns benefícios.
Como assim depoimentos relacionado á principal Palavra Chavea? Os comentários não podem ser feitos de forma genérica ele deve ser feito na página de determinado produto/serviço ou artigo, para que tenha maior relevãncia.
Então se desejar melhorar seu site para o Google, pode tentar esta estratégia, gerar engajamento do seu publico em seu site, com comentários completos, pois além de indicar engajamento ajuda na complementação do conteúdo da página.
8º HTML Correto
Legal, já estamos no 8º mandamento SEO, já demos 7 dicas para que seu site esteja corretamente otimizado para o Google.
Você pode se tornar o expert em otimização de conteúdo, porém tem um detalhe que se não estiver correto de nada adiantará seguir as dicas anteriores.
Este detalhe é a estrutura do seu site, o código o HTML do seu site deve estar semanticamente correto, caso contrário o Google não encontrará as informações valiosas que você otimizou.
Por isso na hora de desenvolver seu site, busque por profissionais qualificados, para que o site obtenha o resultado esperado.
9º Dispositivos Móveis
Atualmente o celular é um dos principais meios de acesso à internet. Fazemos tudo por ele, inclusive compras em e-commerce.
Identificando essa mudança no perfil dos usuários o Google atualizou seus parametros para disponibilização de resultados de busca, sendo um deles, dar preferência para sites responsivos, além do que foi dito até agora.
Voltamos a falar, o Google trabalha através da relevância, então quanto mais dentro dos parâmetros do Google seu site estiver, mais relevância ele terá perante seus concorrentes.
Isso significa que seu site, poderá ter preferência pelo Google, e ocupar a primeira página.
10º Site Maps / Robots
Este é o último mandamento do SEO e o mais importante, é o que fará seu site aparecer no Google. Se seu site não tiver Site Maps correto e Robots corretos o Google não o encontrará.
Imagine o seguinte, estabelecimento aberto em alguma esquina, sem nome, sem fachada, sem divulgação alguma. Alguém o encontrará ou saberá do que se trata este estabelecimento? A resposta é não.
O Google funciona da mesma forma, o site maps e o robots, servem para você informar todas as páginas do seu site e as que devem ser indexadas pelo Google.