Redes Sociais para seu negócio: saiba como aplicar a favor do seu negócio.
Redes Sociais para seu negócio: saiba como aplicar a favor do seu negócio.
As redes sociais vão muito além da mera interação entre amigos, abrangendo desde ambientes sociais, familiares, amigos, grupos escolares e de trabalho, estão presentes no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e grupos de WhatsApp. Também temos os específicos: de relacionamentos e trabalho, como o Be2 e LinkedIn respectivamente.
Qual melhor rede social para meu negócio?
Compreender a aplicação de cada uma delas, bem como as formas de segmentar o público alvo de seu negócio, é o primeiro passo para utilizar as redes sociais de maneira profissional, de forma a proporcionar a visibilidade de sua marca/produto e com isso, ampliar seus canais de vendas.
Ao iniciar um negócio físico, o empresário tem que fazer um estudo sobre o segmento de mercado, a localização do negócio, o tipo de estrutura, o visual do espaço físico etc. Ao trazer seu negócio para as redes sociais (no mundo virtual) é necessário um estudo semelhante: o segmento de mercado é facilmente exportado para o ambiente virtual; mas, assim como é importante a determinação do bairro onde se instalou a loja física, a determinação da localização virtual também é importante, por mais que, no ambiente virtual, uma empresa pode ocupar mais de um espaço este deve ser definido com base na aderência de seu público alvo, que pode ser nas redes gerais (Facebook, Instagram ou Twitter), como nas redes específicas (de relacionamento ou empresariais, acadêmicos).
A estrutura do negócio também é importante no meio virtual, pode ser um website, um blog, um canal no YouTube, bem como páginas e grupos no Facebook, e contas no Instagram, Pinterest, ou mesmo perfis no Be2, LinkedIn ou Google Negócios.
Compreender a aplicação de cada plataforma de rede social, ajuda no processo de segmentação e escolha da plataforma ideal para a aplicação de anúncios e recursos publicitários.
Uma breve descrição sobre as redes sociais
O Facebook além de ser a rede social com maior número de usuários, é a que possibilita maior interação com os usuários, por meio de publicação em texto, imagens, grupos e páginas. Além de possibilitar a aproximação do usuário com a empresa, por meio de seu messenger, e botões de direcionamento de telefone e website. Ideal para empresas de todos os ramos de atividade, tanto de vendas de produtos, como prestação de serviços.
O Instagram tem sido o maior concorrente do Facebook, as publicações são basicamente imagens e vídeos, mesmo assim, possui um nível de engajamento fortíssimo. Ideal para empresas que produzam conteúdos diariamente, com por exemplo: trabalho realizados, antes e depois, demonstração de algum produto etc.
O LinkedIn é voltado para o mercado de trabalho. As publicações nesta rede possuem um caráter mais corporativo, geralmente associado a apresentação de eventos e resultados que objetivem a divulgar a marca/empresa.
O Twitter é a rede social conhecida pelo número de caracteres limitados: 280. Os usuários do Twitter são ligados em tecnologia, ciência e cinema.
O YouTube é uma rede social excelente para ganhar popularidade por meio de vídeos. Tome cuidado apenas com a qualidade da imagem e do som.
Pinterest é uma rede social onde as pessoas buscam e fornecem ideias sobre vários assuntos: moda, bem-estar, saúde, decoração, corte de cabelo, penteado, frases de inspiração, artesanato e muito mais coisas quanto você possa imaginar.
E por fim, o Snapchat é a rede social mais jovem que existe. Ultimamente, tem perdido força para o Instagram, pois os seus recursos são bem parecidos, mas se o seu cliente estiver lá, vá junto com ele.
E ai? Ficou interessado em divulgar sua empresa ou seus produtos nas redes sociais? Se tiver pouco tempo para isso ou precisar de ajuda para gerenciar suas redes sociais, nos podemos te ajudar, entre em contato e saiba mais.