Falta de presença digital prejudica pequenas e médias empresas
Mesmo com consumidores cada vez mais on-line e mais adaptados às ferramentas digitais a maioria das Pequenas e Médias Empresas ainda não tem se quer nenhuma informação on-line. E a falta dessa Presença Digital, podem prejudicar os resultados dessas empresas, que deixaram de Atrair Mais Clientes.
O diretor de customer solutions da Google para a América Latina, Rodrigo Rodrigues, diz que empresas menores ainda têm dificuldades em enchergar o Potencial da Mídia Digital com relação ao Ganho de Clientes. "As pequenas e médias empresas ainda estão acostumadas a investir em soluções regionais como panfletos e revistas locais"
Por não estarem online, seja em sites de pesquisas, aplicativos, não terem um site ou até mesmo não terem Redes Sociais, essas empresas podem ser prejudicadas na atração de consumidores, afinal a grande parte dos consumidores buscam algo na internet antes de fechar negócio.
O Marketing Digital é o meio mais eficiente para atrair potenciais clientes para o seu negócio, pois o público alvo é segmentado e somente serão atingidas pessoas com potencial para fechar negócio.
Um outro fator bem importante é o bom posicionamento na internet, uma empresa que tem um bom posicionamento nos sites de buscas com certeza será encontrado pelo seu potencial cliente na hora em que ele busca pelo seu produto ou serviço, aumentado assim as chances de fechar negócio.
Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria de negócios Provokers, 96% dos brasileiros, com acesso à internet, pesquisam sobre os produtos, serviços de pequenas e médias empresas nos meios digitais antes de fechar negócio. Destes 96%:
- 77% levam em consideração os comentários de usuários
- 75% procuram por menores preços
- 64% pesquisam para saber horário de funcionamento.
Em relação às pequenas e médias empresas 40% ainda não tem se quer, nenhuma informação na internet nem ao menos, dados de contato, endereço, horário de funcionamento.
Como esta empresa poderá ser encontrada pelo seu potencial cliente?
Ter presença digital, hoje, já não é mais um bixo de 7 cabeças. Atualmente existem várias estratégias e alternativas simples altamente eficazes para que sua empresa tenha presença e seja encontrada pelos seus potenciais clientes sem que seja necessário um alto investimento, aliás algumas são até gratuitas.
Você pode ter um gerenciamento em midias sociais e anúncios profissional direcionado para seu público alvo, você pode ter um site profissional com bom posicionamento ou você pode simpleste estar no Google através do Google Negócios/Maps. A questão é que, ainda hoje, as empresas acham que Presença Digital ainda não é importante para elas, sendo que na verdade é totalmente ao contrário. Presença Digital é imprecindível para pequenas e médias empresas atrairem mais clientes.
O ponto chave para perceberem a importância da Presença Digital e do Marketing Digital é se colocar no lugar do consumidor. Como ele irá encontrar sua empresa? E compreender que este consumidor passa cada vez mais tempo no celular, usando cada vez mais ferramentas digitais que o ajudaram a decidir a melhor opção para fehcar negócio.
De acordo com Rodrigo Rodrigues a criação de um site e inserções de informações na web estão cada vez mais simples, e as empresas que já experimentaram o poder da internet, querem mais. "Quando elas percebem a vantagem na atração de clientes é inevitável que continue, e invistam mais nisso".
Se sua empresa não tem presença digital, o seu concorrente tem! E então, o quão importante é agora, estar presente na internet para sua empresa?